Empatia

De modo geral, a empatia é a capacidade que um indivíduo tem de vivenciar a dor ou a alegria de outro, mesmo que não exista uma relação profunda entre ambos. Basta ter o coração aberto para compreender que cada ser humano é único e passa por situações distintas, que acabam por moldá-lo.

Pode desenvolver-se a empatia numa interação com pessoas desconhecidas, mas que vivenciem algo no mesmo espaço e tempo.

É importante ressaltar, que não podemos simplesmente observar os problemas e as alegrias de alguém com a nossa perspetiva, como se os problemas ou alegrias fossem nossos, com a nossa vivência, nossa história de vida, com a nossa bagagem emocional.

Desenvolver a empatia demanda inteligência emocional e psicológica, sendo esta já existente ou a ser desenvolvida. Nem todos possuem uma grande inteligência emocional para lidar com situações onde a empatia se faz necessária, mas é algo a ser desenvolvido.

Para ter empatia é necessário saber ouvir e simpatizar com as dificuldades do outro. É importante ter em mente, que o que vale neste processo é a busca e o interesse pela evolução pessoal, pois, de certa forma, sentir empatia por outra pessoa é um sinal de que está a desenvolver competências individuais e sociais. Quando somos empáticos com o próximo e temos a capacidade de perceber as necessidades e os sentimentos dos outros, expandimos a nossa mente e o nosso coração para o mundo à nossa volta e caminhamos em direção a um desenvolvimento maior e mais completo.

Como mencionado anteriormente conseguimos desenvolver a empatia com o outro, tudo é uma questão de prática. Para isso preparamos uns exercícios simples que têm como objectivo desenvolver esta capacidade.

  • Esteja disposta/o a ouvir. Quando ouvimos o outro, damos abertura para que ele nos mostre o seu mundo e sua realidade, fazendo deste um lugar seguro para o outro.
  • Sem preconceitos e julgamentos. Ouvir o que o outro tem a dizer, sem uma carga prévia, faz-nos compreender melhor o que ele vive e porque age como age.
  • Não faça comparações. Cada pessoa possui uma carga emocional própria, quando comparamos diminuímos a situação do outro.
  • Conversar com pessoas diferentes. Quando expande o seu leque de conversas consegue ouvir diversos pontos de vista e variadas vivências, expandindo horizontes.
  • Estabeleça confiança o outro, seja sincero e gentil. A gentileza é capaz de grandes maravilhas na vida dos seres humanos.

Sentir empatia pelo próximo é benéfico tanto para si como para o outro é um sentimento extraordinário, que deve ser praticado constantemente. É uma capacidade quando desenvolvida com persistência pode alavancar todas as relações que preenchem a sua vida, sejam elas amorosas, familiares ou profissionais.Three young beautiful smiling gorgeous girls in trendy summer clothes.  sexy carefree women posing. positive models having fun. sitting on the floor Free Photo

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published