Erros que comete a desmaquilhar

A Limpeza de Pele tem sido o tema mais abordado nesta época, a Get It tem alguns artigos sobre a rotina diária para um rosto saudável, para uma limpeza de pele correta, mas hoje queremos falar sobre um dos primeiros passos da limpeza de pele, que é a higienização, a desmaquilhagem.

Devemos ter em conta que a pele retém sujidade devido a fatores como:

  • Substância que ela mesmo elimina, ou seja, secreções gordura, suor, toxinas e células descamadas.
  • Fatores ambientais, ou seja, poluição, intempéries, e substâncias que absorve da atmosfera.
  • Restos de maquilhagem utilizada diariamente e por vezes fatores internos, como alterações hormonais, emocionais e metabólicas.

Todos estes fatores provocam a acumulação de resíduos que impedem e limitam o funcionamento normal da superfície cutânea. Por essa razão, existe a necessidade de limpar a pele e cuidar com determinados cosméticos que mantêm o seu equilíbrio.

Os cosméticos utilizados neste processo devem:

  • Apresentar afinidade fisiológica com a pele, principalmente com o pH
  • Não devem desengordurar em excesso, retirar o sebo
  • Não devem ser abrasivos, irritantes ou sensibilizantes

Estes cosméticos tem como objetivo eliminar secreções sudoríparas e sebáceas, e o sebo que devido ao meio ambiente e bactérias oxida e endurece. Devem retirar células queratinizadas e mortas, da camada córnea, sujidade, bactérias e restos de outros cosméticos.

A desmaquilhagem pode ser realizada com o leite de limpeza, óleos ou cremes. Pode também utilizar-se gel ou sabões específicos.

Os leites de limpeza asseguram a eliminação de impurezas sem irritarem a superfície cutânea, como sabões ou gel. Um bom desmaquilhante não deve ser abrasivo nem demasiado espesso, deve permitir que a aplicação do produto seja fácil e deixe uma sensação de suavidade.

Para completar a desmaquilhagem utiliza-se, de seguida, um tónico que confere tónus e firmeza à pele, ativa a circulação periférica e têm efeitos suavizantes ou adstringentes. O tónico é capaz de remover restos de leite de limpeza, e confere frescura e suavidade à pele. São soluções aquosas de baixo teor de álcool, com presença de vegetais, com pH ligeiramente ácido (5.5 a 6.5). O tónico equilibra o pH da pele, que muitas vezes devido ao uso excessivo de água fica em desequilíbrio.

O uso do tónico é muito importante pois mantém o equilíbrio da pele, previne os sintomas de envelhecimento e confere um aspeto cuidadoso e atrativo à pele.

Por isso não cometa estes erros novamente:

  • Não se desmaquilhar. Dormir com maquilhagem é um dos maiores erros, seca a pele e entope os seus poros. A longo prazo pode envelhecer mais rápido e estragar a sua pele.
  • Usar toalhitas diariamente é um erro. As toalhitas não limpam bem a pele e por isso devem ser usadas apenas em casos pontuais por serem práticas.
  • A limpeza de olhos não pode ser feita de forma brusca. Os gestos devem ser suaves para não danificar as pestanas. É ainda recomendado que os produtos usados nesta zona sejam oftalmologicamente testados.
  • Não usar tónico. O tónico deve ser utilizado depois da limpeza e estabiliza o PH da pele.
  • Usar produtos de corpo no rosto.

 

O seu rosto é o seu cartão de visita!

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published