Como Promover a Nossa Imunidade

Nunca foi tão importante a função imunitária do nosso organismo, como nos dias de hoje.

O sistema imunitário é responsável por limpar o nosso organismo, através da eliminação de células mortas e toxinas, é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa do nosso organismo. Compreende todos os mecanismos que servem de defesa contra vírus, bactérias e parasitas.

Os desequilíbrios fisiológicos e emocionais também influenciam diretamente o bom funcionamento do sistema imunitário. Sabemos que é difícil manter a parte emocional equilibrada por estes dias, mas é importante que se mantenha ocupado (a), faça exercício físico e proteja o seu emocional filtrando as notícias.
Os desequilíbrios fisiológicos estão diretamente ligados à alimentação e hábitos de vida saudáveis. É necessário uma especial atenção sobre a qualidade dos alimentos que ingere, tudo começa na comida já que o intestino tem funções importantes no sistema imune. Evite alimentos industrializados e fontes de carbohidratos simples, como o açúcar refinado ou os sumos com gás. Estes afectam a flora intestinal que por sua vez não promove o bom funcionamento do intestino.


Os alimentos imprescindíveis que promovem a acção do sistema imunitário são o inhame, rabanetes, nabo, couve, brócolos e vegetais escuros.

Nas frutas é importante a ingestão de frutas cítricas como o limão e a laranja. O tomate e a linhaça também podem ser usados para tonificar a imunidade.


Outros aliados são o ómega 3, os lactobacilos e as fibras.

Pode ainda utilizar chás para melhorar a actividade imunitária, tais como a curcuma, Giseng, ginko biloba, aniz e a erva moura.

Como dito anteriormente é importante que faça uma gestão emocional, pois o stress faz com que haja uma libertação do cortisol, uma hormona, que em desequilíbrio interfere na qualidade do sono, o que baixa as defesas do sistema imunitário. A actividade física é um ótimo aliado para noites bem dormidas.

Não se sinta perdida/o nós Get It estamos aqui e vamos ajudar e dar-lhe todas as dicas para se manter bem fisicamente, mentalmente e emocionalmente.

Leave a comment

Please note, comments must be approved before they are published