Mitos e Verdades sobre as dietas

Nem tudo o que se diz sobre as dietas é verdade, claro que a melhor forma de emagrecer é com uma dieta equilibrada, mas não só. Antes de iniciar qualquer dieta, certifique-se que ela contém todos os nutrientes essenciais para uma boa saúde. Vamos desmistificar alguns mitos e verdades.

 

  • Comer bem, pouco e várias vezes ao dia é saudável. VERDADE

A distribuição da ingestão alimentar ao longo do dia possibilita a manutenção da saciedade e de uma glicemia mais estável, o que evita ataques de fome e aumento da ingestão alimentar nas grandes refeições. O ideal é fazer uma média de 5 a 6 refeições diárias, sempre ricas em alimentos nutritivos e pobres em gordura

  • O chá verde contribui para a perda de peso. VERDADE

O Chá Verde contém substâncias responsáveis por estimular o metabolismo das gorduras e a sensação de saciedade.

Por conter cafeína, o chá verde favorece a queima de calorias em excesso, promove uma aceleração de todo o metabolismo em geral e potencia a ação do trato urinário, de forma a eliminar líquidos, toxinas e resíduos indesejáveis do organismo. Ajuda a reduzir o cansaço e a fadiga.

  • A fast food pode ser saudável. VERDADE
Hoje em dia, os restaurantes de fast food já incluem opções equilibradas, como sopas, saladas, grelhados e fruta. 

  • A carne vermelha é prejudicial para o organismo. MITO

A carne vermelha é muito rica em proteína, ferro e zinco, nutrientes importantes para o bom funcionamento do nosso corpo.  Se for ingerida de forma moderada, a carne vermelha também pode trazer benefícios para o organismo. 

Opte por pedaços de carne com menos gordura e remova toda a gordura que conseguir, antes de a cozinhar.
  • As massas engordam. MITO
As massas por si só não engordam, o que as pode tornar realmente calóricas é a quantidade ingerida e, também, os ingredientes e molhos que são adicionados. Opte por um molho que seja leve, como um molho de tomate fresco. Acompanhe a massa com apenas um alimento que seja fonte de proteína (ovo, frango, peixe, …) e com alimentos ricos em fibras (verduras e legumes).
  • Os homens conseguem emagrecer mais rápido do que as mulheres. VERDADE

Tudo devido às hormonas, os homens produzem a testosterona que acelera a queima de gordura, enquanto que as mulheres produzem o estrogéneo, que favorece a acumulação da gordura.

  • Uma dieta vegetariana emagrece.  MITO
Apesar de aparentemente uma dieta vegetariana só incluir alimentos pouco calóricos, a verdade é que a base deste tipo de padrão alimentar são os alimentos ricos em hidratos de carbono (cereais integrais, leguminosas, fruta).

Como tal, se não moderar a ingestão e se incluir alimentos fritos e com elevado teor de gordura (ex. azeite ou óleo vegetal), também não vai ser bem-sucedido na perda de peso.

  • Beber água morna em jejum ajuda a perder barriga. MITO

Queimar gordura e eliminar peso depende da quantidade de alimentos ingeridos e o número de calorias eliminadas. Alguns poucos alimentos aceleram o metabolismo, como a cafeína.  Beber água morna em jejum (ou chá quente depois das refeições) não elimina nenhum grama de gordura. 

  • A pílula aumenta a gordura corporal. MITO

A pílula não produz gordura corporal. Ela pode contribuir, sim, para a retenção de líquidos e para o inchaço, o que, por sua vez, pode causar algum aumento de peso.

  • Ver televisão às refeições engorda. VERDADE

Pois é, comer enquanto está entretida faz com que não preste atenção ao que está a ingerir, nem às quantidades. Habitue a sua família a desligar a televisão à hora de refeição: conviver e comer com mais consciência.

 

 

Antes de iniciar uma dieta, procure conselhos de um profissional , cuide de si da melhor maneira e com todas as informações necessárias.

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