Generosidade

Generosidade é um conceito que deriva do latim generosĭtas e refere-se ao acto de dar e partilhar acima de qualquer interesse ou utilidade. Trata-se de uma virtude e um valor positivo que se pode associar ao altruísmo, à caridade e à filantropia.

A generosidade pode não estar unicamente associada ao dinheiro ou a bens materiais. Um indivíduo pode ser generoso com o tempo que dispõe e dedicar-se a causas solidárias, sem pedir nada em troca.

Pode dizer-se que a generosidade procura o bem-estar da sociedade, e dos indivíduos que dela fazem parte. A generosidade não acarreta qualquer recompensa pelas suas acções, um indivíduo generoso fá-lo por achar que é correcto e justo.

 A doação de órgãos ou de sangue são casos evidentes de generosidade. Em ambas as circunstâncias há uma oferta realmente altruísta, a ponto de ajudar outro indivíduo a sobreviver, graças à ação desinteressada de uma pessoa desconhecida. Um exemplo de generosidade na escala mundial são as ações humanitárias feitas em vários países por organizações não governamentais, que contam com doações e trabalho voluntário.

Para ser generoso é necessário começar com atitudes simples e pequenas, que fazem a diferença a si e aos outros. Aqui estão alguns exemplos que pode colocar em prática:

  • Seja gentil. Mesmo que tenha passado um dia mau, ou esteja com problemas tente sorrir e verá que se sentirá melhor. E comece em casa a desenvolver esta capacidade, pois tendencialmente colocamos as nossas frustrações nas relações mais próximas. Também deve fazê-lo com estranhos, dizer bom dia, por favor ou desculpe são actos de gentileza.
  • Partilhe tempo com um amigo. Seja generoso com seu tempo e passe umas horas com um amigo próximo que precisa da sua ajuda, nem que seja só para conversar. Cada vez mais é necessário fazer com que o próximo se sinta importante, pois cada vez mais a solidão é uma realidade para muitos.
  • Doe para uma causa, não é necessariamente uma doação monetária pode ser de roupa, brinquedos, material escolar ou objectivos que já são inúteis para si, mas que podem fazer falta a outros. Procure igrejas, associações ou lares de crianças e faça algumas doações.
  • Elogie alguém. Seja generoso com palavras gentis e avarento nos insultos. Certamente já recebeu elogios, e o seu dia foi bem melhor depois do elogio, mesmo o menor elogio, se for sincero, pode fazer a diferença no dia de alguém.  
  • Voluntariado, existem várias formas de fazer voluntariado. Procure através das suas competências a melhor forma de poder ajudar alguém, causas ou instituições.6 (boas) razões para doar sangue | Lusíadas Saúde

Laisser un commentaire

Veuillez noter que les commentaires doivent être approuvés avant d'être publiés