10 Dicas de Como Seguir Um Plano Alimentar
-
Seja paciente, e divirta-se durante o processo
Não é da noite para o dia que a árvore cresce, a flor desabrocha ou a larva vira borboleta. Também não será da noite para o dia que irá perder os quilos que quer, ou ter a barriguinha lisa. Não coloque demasiada pressão e expectativas em si, é contra producente. Não é porque começou o seu plano há já uma semana que irá atingir o seu objectivo. Tenha paciência e divirta-se durante o processo, conheça novos alimentos e saudáveis, que nunca experimentou. Divirta-se com o tipo de exercício que pratica, ou a fazer receitas alternativas e saudáveis.
-
Não use a palavra dieta
A nossa mente é bastante perspicaz, e aplica emoções nas palavras que usamos. Sabemos que a palavra dieta não transmite emoções felizes. Então use e pense noutro termo, como reeducação alimentar. E é realmente o que irá fazer, reeducar-se.
-
Tenha uma inspiração
Coloque uma fotografia como fundo do seu telemóvel, pode ser de um corpo que gostaria de ter, ou o número dos quilos que quer perder. O importante aqui é visualizar várias vezes ao dia qual é o seu objectivo. Se estiver com vontade de cometer alguma asneira, lá está a imagem com o número 10, que representa os 10kgs a menos que quer ter.
-
Defina um objectivo
Tenha em mente qual é o seu objectivo, se é perder menos 5kgs, 10kgs, se é ficar com a barriguinha Lisa ou as pernas sem celulite. E acredite que consegue, sinta que consegue. Acredite nisso, sem qualquer dúvida, e nunca perca a crença de que vai conseguir, porque vai.
-
Escovar os dentes
Sempre que tiver um ataque de gula, por exemplo a seguir ao almoço ou depois do jantar escove os dentes. Para além de mudar o foco na sua mente, a pasta de dentes estimula as terminações gustativas da sua língua, que por sua vez enviam mensagens ao cérebro que assume que está saciado/a.
-
Exercício físico
Faça qualquer tipo de atividade física, seja em casa, na rua ou no ginásio. Por mais pequena que possa ser estimula o seu organismo. E mais importante pratique uma actividade que realmente goste, para nunca ser um sacrifício e sim um prazer.
-
Foque no objectivo
Sempre que tenha vontade de comer algo que saia do seu plano, o seu cérebro arranja mil desculpas para fazê-lo. É neste momento que é preciso manter o foco e lembra-se do seu objectivo. Diga para si mesmo/a que não quer trocar um prazer momentâneo pelo prazer que terá em perder aqueles quilos que tanto deseja. Foque no objectivo SEMPRE.
-
Quando errar não desista
É normal errar, acontece e não tem problema. Mas nunca desista, não deixe que um erro acometa a sua meta, e não persista no erro. Se comeu algo que não estava no seu plano recomece o processo novamente. Foque para acordar no dia seguinte e voltar à sua reeducação. Quando cometer um erro faça tudo em dobro, corra em dobro, caminhe em dobro para perder as calorias que ingeriu, mas nunca desista.
-
Crie pequenas metas
Dê passos pequenos, crie pequenas metas. Por exemplo, se quer eliminar o café da sua rotina deve inicialmente criar uma meta mais pequena como ficar 5 dias sem beber café. E pode fazer isto com o chocolate, açúcares, salgados seja o que for.
-
Não seja radical
A nossa palavra preferida é a reeducação, para se reeducar ao nível da alimentação deve conhecer as suas limitações, e não eliminar tudo de uma vez da sua alimentação. Se adora uma sobremesa doce encontre alternativas para sobremesas saudáveis, e isto também é possível fazer alterando apenas a forma de cozinhar, por exemplo em vez de fritar, pode assar. Outra opção é escolher um dia da semana para comer aquele docinho ou salgado que tanto deseja e não está no seu plano. Claro que sempre com equilíbrio, não vale comer um pacote inteiro de bolachas. Não radicalizar a sua alimentação, como anteriormente mencionado deve ser um processo divertido e prazeroso.