5 Alimentos Doces e Saudáveis
Abóbora
A abóbora tem propriedades nutricionais fantásticas. Os seus benefícios são inúmeros, e o seu consumo é frequentemente recomendado por profissionais de saúde. Estas recomendações tanto são a nível preventivo, por exemplo no controlo dos níveis de colesterol e outras doenças, como em programas de emagrecimento.
A abóbora é composta maioritariamente por vitaminas e minerais. Contém um baixo índice calórico e é rica em fibras. A vitamina A, Vitamina C e vitamina E estão presentes em maior quantidade. Minerais como o cobre, cálcio, fósforo, e potássio conferem à abóbora uma fonte de vitalidade para o nosso organismo.
De acordo com especialistas da área de nutrição a abóbora é um dos vegetais com maior concentração de betacaroteno.
Por ser nutritiva e conter fibras aumenta a sensação de saciedade, prolonga o processo digestivo, o que reflecte uma baixa necessidade em comer mais. Pesquisas realizadas por especialistas apontam que o consumo de fibras diminui a taxa de absorção de glicose no organismo, o que estabiliza os níveis de açúcar no mesmo.
A abóbora pode substituir um alimento calórico na dieta diária, de forma a consumir menos calorias e mais fibras.
Por ser um alimento bastante versátil a abóbora pode ser consumida através de sopas e purés, substituindo a batata. Pode ser incorporada em saladas, sumos ou mesmo em pratos principais.
Cenoura
A cenoura é uma raiz que dispõe de uma diversidade de nutrientes imprescindível para o bom funcionamento do nosso organismo. É rica em vitamina A, que auxilia no combate aos radicais livres, pois actua como antioxidante.
Outros nutrientes presentes na composição da cenoura são vitamina B,C e K, sais minerais, como potássio, sódio, cálcio e magnésio.
Por conter uma grande quantidade de fibras o consumo da cenoura promove a diminuição dos níveis de colesterol. Previne doenças cardiovasculares e é um excelente antioxidante, por incluir na sua composição betacarotenos.
É um alimento pouco calórico mas extremamente nutritivo, o seu uso é aconselhado em programas de emagrecimento e na nossa alimentação diária.
A presença de vitamina C auxilia na queima de gorduras durante o exercício físico. As fibras estimulam o processo de mastigação, o que promove uma sensação de saciedade.
A cenoura pode ser consumida crua ou cozinhada, contudo quando preparada por meio de cozedura uma grande parte dos seus nutrientes é eliminada. Pode ser usada em saladas, sopas e como acompanhamento com outros legumes.
Castanha
A castanha é um fruto seco, consumido entre os meses de Outubro e Janeiro.
Ao analisar a sua composição nutricional conclui-se que a castanha contém uma enorme quantidade de nutrientes essenciais, é uma fonte de energia, proteínas, aminoácidos, minerais e fibras.
A castanha não apresenta glúten na sua composição, sendo uma alternativa saudável ao trigo e outros farináceos. Os hidratos presentes na castanha fornecem ao nosso organismo energia, e promovem as funções do intestino. É um alimento com baixo teor de gordura que possui quantidades significativas de fibras, que favorecem o trânsito intestinal e reduzem os níveis de colesterol.
A vitamina E e C fazem parte da sua composição, em maior quantidade, estas agem como antioxidantes que viabilizam o combate aos radicais livres e promovem a acção de defesa do sistema imunitário.
Não devem ser consumidas cruas, o ideal é saboreá-las cozidas ou assadas. São um bom substituto da batata.
Beterraba
De travo doce e suculento, a beterraba é um alimento de grande concentração nutricional.
Normalmente é a sua raiz que é consumida, mas as suas folhas contêm grandes propriedades e são usadas em saladas ou sopas.
A composição da beterraba inclui potássio, magnésio, ferro, vitamina A, B6 e C, ácido fólico, proteínas, antioxidantes e fibras solúveis.
O uso da beterraba na nossa alimentação diária é bastante benéfico para a nossa saúde, e principalmente para quem quer emagrecer. A beterraba favorece o trânsito intestinal, reduz os níveis de colesterol, previne constipações, e contém um tropismo especial para tratar doenças do fígado. Tem uma acção antioxidante no organismo e potencia a produção de glóbulos brancos, reforçando o sistema imunitário.
Pesquisas recentes apontam para a beterraba como um alimento a usar na prevenção da osteoporose e doenças cerebrais. Sabe-se que é um alimento muito utilizado por atletas e desportistas. É recomendado o seu uso para quem pratica exercício físico.
É frequentemente usada em sopas, sumos, saladas, chás ou simplesmente como complemento de pratos principais.
Grão-de-bico
Utilizado pelos povos da antiguidade como egípcios, gregos e romanos. O grão-de-bico é uma leguminosa de excelência, rica em proteínas, fibras e nutrientes essenciais, que contribuem para uma boa forma física.
O grão-de-bico é muito utilizado por vegetarianos por conter uma enorme quantidade de proteínas. Este ajuda em processos de emagrecimento, pelo alto teor proteico e de fibras.
Tem a capacidade de promover a sensação de saciedade, o que consequentemente reduz o consumo alimentar. As proteínas presentes em grande quantidade no grão-de-bico promovem o desenvolvimento de massa muscular. O amido e o ferro aqui presentes são componentes importantíssimos no fornecimento de energia ao nosso organismo.
Outros benefícios do grão-de-bico como promover o trânsito intestinal, auxiliar na manutenção da estrutura óssea, atenuar dores menstruais nas mulheres, prevenir doenças cardiovasculares e cancerígenas devem ser tidos em conta. No entanto, apesar dos seus benefícios para a nossa saúde o grão-de-bico não deve ser consumido em excesso. Principalmente por pacientes com problemas renais, devem ter alguma moderação no seu consumo.
Existem múltiplas receitas com grão-de-bico, seja em saladas, sopas ou pratos tradicionais, é sem sombra de dúvidas um alimento de excelência.
Dê uma olhadela no nosso blog e veja receitas com estes alimentos.
De si para si,
GET IT