Ansiedade

Hoje falamos sobre Ansiedade, um problema de saúde que aumentou significativamente desde o COVID e que muitos desconhecem e outros banalizam. Mas se este problema for ignorado pode levar a outros problemas de saúde, até mesmo uma depressão grave.

“Pensar é bom, pensar com lucidez é ótimo, porém pensar demais é uma bomba contra a saúde psíquica, o prazer de viver e a criatividade.”-Augusto Cury

O que é a ansiedade?

Ansiedade é uma sensação comum, que a maioria de nós já sentiu. Surge em situações em que existe uma possível ameaça, seja esta real ou imaginária. Muitas vezes a ansiedade é útil porque funciona como um sistema de alerta do nosso corpo, deixando-nos mais preparados para lidar com qualquer imprevisto que possa acontecer. 

Quando encontramos situações que nos deixam desconfortáveis e parecem estar fora do nosso controlo podem surgir alguns sintomas como suores, palpitações, tensão nos músculos, etc. Também é comum quando estamos ansiosos, ou mesmo com medo, pensar que não vamos ser capazes de resolver o problema, que alguma coisa negativa vai acontecer. 

Por vezes a ansiedade surge demasiadas vezes ou de forma muito intensa, perdendo o seu papel protector de alerta. Os sintomas podem ser tão intensos que se tornam assustadores e nos levam a pensar que vamos perder o controlo sobre nós próprios, o nosso corpo ou a nossa vida. Esta ansiedade exagerada causa sofrimento e pode significar que existe uma doença. 

O que é mais frequente sentir quando se está ansioso?

  • Suores, boca seca, visão turva, tonturas, dores de cabeça
  • Enjoos, náuseas, vómitos, diarreia ou obstipação, aerofagia (“arrotar”) ou flatulência
  • Vontade de urinar frequente
  • Tremor, tensão/dor muscular, inquietação ou sensação de corpo preso/bloqueado 
  • Palpitações no coração ou dor no peito, dificuldade em respirar 
  • Dificuldade em concentrar-se, alterações da memória
  • Sensação de instabilidade, irritabilidade
  • Medo de perder o controlo, de ficar louco, ou mesmo de morte a qualquer momento

Como lidar com uma crise de ansiedade? 

  • Apesar das suas sensações e sintomas serem assustadores, não são perigosos.
  • Tentar compreender que aquilo que estamos a sentir é um leque de reações normais do corpo, mas mais intensas.
  • Não devemos lutar contra elas ou tentar afastá-las; a sua intensidade irá diminuindo pouco a pouco.
  • Tentar não pensar em coisas do tipo “o que pode acontecer?”…”e se eu desmaiar?”… “e se eu perder o controlo?”. Se dermos connosco a pensar ”e se…?”, dizer para nós próprios “e então? Qual é o pior que pode acontecer?”.
  • Mantermo-nos no presente: verificar o que realmente nos está a acontecer e não o que pode vir a acontecer.
  • Ir classificando o medo numa escala de 0 a 10 enquanto tem a crise; iremos reparar que o medo só se mantém num nível elevado durante alguns segundos.
  • Quando dermos connosco a pensar no medo, concentrarmo-nos numa tarefa muito simples, como contar de 100 para trás ou tentar visualizar uma imagem que lhe inspire calma e bem-estar.
  • Reparar que quando deixamos de acrescentar pensamentos assustadores ao medo, este vai gradualmente desaparecendo.
  • Quando o medo surgir, esperar e aceitá-lo, dando-lhe tempo para que desapareça, sem fugir dele.
  • Orgulharmo-nos de nós e dos nossos progressos, pensar como nos sentiremos bem depois desta vitória.

Há tratamento? Quais as vantagens, desvantagens e os riscos do tratamento?

O tratamento pode ser feito com medicamentos ou através de psicoterapia. A medicação  é segura e sabe-se que o alívio dos sintomas é mais rápido se também for feita em conjunto psicoterapia. As vantagens são sobretudo a longo prazo, com a melhoria na qualidade de vida e a diminuição do número de recaídas. 

O tipo de psicoterapia mais adequado nas doenças da ansiedade é a Psicoterapia Cognitivo Comportamental; o objetivo é aprender a reconhecer os sintomas e a lidar com eles. 

 

Terapia

Há uma série de terapias psicológicas (psicoterapia) úteis para tratar a ansiedade, entre elas:

  • Auto-ajuda orientada: um médico ou especialista em saúde mental pode sugerir que se tente um curso orientado de auto-ajuda para gerir os níveis de ansiedade e ensinar técnicas para lidar com a ansiedade no dia-a-dia. Isto pode envolver fazer um livro de exercícios ou um curso online com o apoio de um terapeuta.
  • Terapia Cognitiva Comportamental (TCC): Esta forma de terapia ajuda alguém a questionar os seus pensamentos ansiosos ou sentimentos negativos. Pode ajudar a melhorar a atenção e concentração e a reduzir a necessidade de evitar fazer coisas que causam ansiedade. A TCC envolve normalmente reuniões semanais com um terapeuta especificamente formado e acreditado durante vários meses.
  • Relaxamento aplicado: Esta abordagem consiste num terapeuta com treino apropriado que ensina a pessoa a relaxar os seus músculos e a praticá-lo durante situações provocadoras de ansiedade.

    Intervenção

    É essencial que qualquer pessoa cuja ansiedade esteja a afetar a sua vida diária receba aconselhamento médico cedo para evitar que a sua condição se agrave.

    As pessoas com suspeita de sofrerem de distúrbios de ansiedade devem ser oferecidas intervenção psicológica como tratamento de primeira linha.

    Um profissional de saúde mental qualificado que saiba como lidar eficazmente com a ansiedade ajudará as pessoas a aprender estratégias chave para lidar com o seu distúrbio de ansiedade.

     

    Dieta

    As pessoas com ansiedade devem tentar comer uma dieta regular, saudável e equilibrada. É também essencial comer regularmente e evitar saltar refeições, uma vez que isto pode levar a um baixo nível de açúcar no sangue, o que faz com que as pessoas se sintam nervosas ou no seu limite, e agrava a ansiedade subjacente.

    Pensa-se que o consumo de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos tais como cereais integrais - por exemplo, aveia, quinoa e pães e cereais integrais - aumenta a quantidade de serotonina no cérebro, o que tem um efeito calmante.

    O álcool e a cafeína devem ser limitados ou evitados. Ambos podem fazer com que as pessoas se sintam no limite ou nervosas e podem interferir com os padrões de sono.

     

    Exercício

    O exercício pode ser muito benéfico para pessoas com ansiedade. Produz químicos cerebrais conhecidos como endorfinas que atuam como analgésicos naturais e melhoram a capacidade de dormir, reduzindo os sentimentos de stress e ansiedade.

    Cientistas descobriram que o exercício regular pode baixar os níveis de stress, elevar e estabilizar o humor, melhorar o sono e aumentar a auto-estima. Apenas cinco minutos de exercício aeróbico podem começar a produzir efeitos anti-ansiedade.

    Qualquer exercício físico pode ajudar a reduzir a ansiedade, mas os investigadores dizem que o exercício aeróbico que eleva o ritmo cardíaco é o mais benéfico. Alguns exercícios aeróbicos que podem ajudar a controlar a ansiedade são:

    • Natação
    • Ciclismo
    • Correr
    • Caminhar a um ritmo acelerado
    • Ténis
    • Dança
    Mesmo sessões curtas de exercício (10-15 minutos) podem melhorar a condição física e o humor.
    Se sofre de ansiedade ou conhece alguém tenha os sintomas descritos neste artigo, peça ajuda, não ignore os sinais. 

     

    Deixe um comentário

    Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos