Compras com consciência

A cultura de comprar desenfreadamente é a maneira mais fácil de destruir o meio ambiente. Para ter uma ideia são necessários 15 mil litros de água para fabricar umas calças de ganga, fora outras matérias-primas. Tudo o que compramos têm um impacto ambiental, é por isso importante que compre com consciência.

Repare que quando compra uma t-shirt por 2 euros, esta camisola terá custos incalculáveis para o ambiente. As mercadorias são transportadas por mar ou via aérea diariamente, isto para o planeta é uma agressão constante. E se a camisola custou 2 euros a si quanto terá custado a mão-de-obra? Muito barata provavelmente, isto são problemas no mundo actual que afectam milhões de pessoas. Não podemos lutar pelos nossos direitos e não preservar o direito de outros seres noutras partes do planeta, ou lutar pela preservação do ambiente.

Com isto não queremos apontar o dedo, ou taxar alguém de consumista, mas a verdade é que precisamos nos consciencializar para este tipo de problema, e sermos a mudança. Não quer dizer que não compre, mas compre com moderação.

Faça compras inteligentes, pense todas as camisolas que comprou por 2 euros vão durar quanto tempo? Muito pouco provavelmente, no próximo ano terá de comprar mais duas e por aí adiante. Mas se gastar um pouco mais num material de boa qualidade ou optar por marcas que promovem a sustentabilidade do planeta, é provável que esta camisola dure mais tempo.

Tudo isto é benéfico para si, repare que se comprar menos, vai gastar menos, se ajudar o meio ambiente, está a promover a sua saúde e a dos seus.

Esta consciência não se impõe apenas nos têxteis, também no consumo de alimentos como a carne, soja ou o abacate. Milhares de hectares na Amazónia são devastados para alimentar gado, ou para plantações de soja. As plantações de abacate, inclusive em Portugal, têm consumos de água muito elevados, como sabemos existem rZero waste concept. string bag and plastic bag in a female hand with earth globe. plastic bags free Premium Photoegiões aqui e noutros países em seca. É importante comprarmos com consciência, podemos comprar sim mas saber o que estamos a comprar. Opte pelo comércio local, está a ajudar a economia local, por produtos vegan e naturais, que promovem a sustentabilidade do planeta.

Compreendemos que podem ser mudanças que não são fáceis de realizar da noite para o dia, mas são assuntos que devemos refletir e mudar, nem que seja em pequenos passos, para que tenhamos um mundo melhor, um mundo mais sustentável.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos