Empatia
De modo geral, a empatia é a capacidade que um indivíduo tem de vivenciar a dor ou a alegria de outro, mesmo que não exista uma relação profunda entre ambos. Basta ter o coração aberto para compreender que cada ser humano é único e passa por situações distintas, que acabam por moldá-lo.
Pode desenvolver-se a empatia numa interação com pessoas desconhecidas, mas que vivenciem algo no mesmo espaço e tempo.
É importante ressaltar, que não podemos simplesmente observar os problemas e as alegrias de alguém com a nossa perspetiva, como se os problemas ou alegrias fossem nossos, com a nossa vivência, nossa história de vida, com a nossa bagagem emocional.
Desenvolver a empatia demanda inteligência emocional e psicológica, sendo esta já existente ou a ser desenvolvida. Nem todos possuem uma grande inteligência emocional para lidar com situações onde a empatia se faz necessária, mas é algo a ser desenvolvido.
Para ter empatia é necessário saber ouvir e simpatizar com as dificuldades do outro. É importante ter em mente, que o que vale neste processo é a busca e o interesse pela evolução pessoal, pois, de certa forma, sentir empatia por outra pessoa é um sinal de que está a desenvolver competências individuais e sociais. Quando somos empáticos com o próximo e temos a capacidade de perceber as necessidades e os sentimentos dos outros, expandimos a nossa mente e o nosso coração para o mundo à nossa volta e caminhamos em direção a um desenvolvimento maior e mais completo.
Como mencionado anteriormente conseguimos desenvolver a empatia com o outro, tudo é uma questão de prática. Para isso preparamos uns exercícios simples que têm como objectivo desenvolver esta capacidade.
- Esteja disposta/o a ouvir. Quando ouvimos o outro, damos abertura para que ele nos mostre o seu mundo e sua realidade, fazendo deste um lugar seguro para o outro.
- Sem preconceitos e julgamentos. Ouvir o que o outro tem a dizer, sem uma carga prévia, faz-nos compreender melhor o que ele vive e porque age como age.
- Não faça comparações. Cada pessoa possui uma carga emocional própria, quando comparamos diminuímos a situação do outro.
- Conversar com pessoas diferentes. Quando expande o seu leque de conversas consegue ouvir diversos pontos de vista e variadas vivências, expandindo horizontes.
- Estabeleça confiança o outro, seja sincero e gentil. A gentileza é capaz de grandes maravilhas na vida dos seres humanos.
Sentir empatia pelo próximo é benéfico tanto para si como para o outro é um sentimento extraordinário, que deve ser praticado constantemente. É uma capacidade quando desenvolvida com persistência pode alavancar todas as relações que preenchem a sua vida, sejam elas amorosas, familiares ou profissionais.