Solidariedade na Quarentena

Solidariedade é um ato de bondade e compreensão com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Este é o significa da palavra, segundo o dicionário de língua portuguesa.

Pode ainda dizer-se que a solidariedade é um exercício de cidadania, assim como participar das decisões que envolvem a comunidade em que estamos inseridos.

É um conceito que nos habituamos a ouvir falar desde os tempos de escola, devemos ser solidários. Mas será que somos mesmo solidários? Nós cremos que sim, todos temos essa capacidade uns mais desenvolvidos do que outros, mas é algo intrínseco ao homem.

Ser solidário vai muito além da nossa precessão, num abraço a quem sofre prestamos solidariedade, o estender de mão a quem caí prestamos solidariedade, palavras que aquecem o coração a quem o tem frio é um acto de solidariedade. Pequenos gestos que podem fazer a diferença na vida de outra pessoa, e até na nossa. Certamente, já se sentiu orgulhoso quando por alguma razão se mostrou solidário com alguém ou em prol de algo, e isso demonstra que nós humanos fomos feitos para ser solidários. E todos nós somos capazes e competentes para ser solidário com quem mais precisa.

Como atravessamos tempos controversos a nível emocional e económico é importante desenvolvermos a capacidade de ser solidário. Para além de ajudarmos alguém estamos a contribuir para a evolução pessoal de cada um de nós. Não precisa de ser monetário ou material, vamos deixar-lhe algumas ideias.

  • Pode deixar uma mensagem na porta de entrada do seu prédio, uma mensagem de esperança ou a oferecer ajuda;
  • Se conhece alguém dentro do grupo de risco voluntarie-se para ajudar, nas compras ou noutras necessidades;
  • Se conhece alguém que esteja sozinho ou em sofrimento diga umas palavras de conforto, para que este não se sinta só;
  • Pode utilizar as suas competências profissionais para ajudar a sua freguesia ou concelho de forma voluntária;
  • Compre ou apoie comércio local e pequeno, pode estar a ajudar economicamente alguém;
  • Se encontrar alguém que necessite de ajuda, durante as pequenas saídas, ofereça auxilio.

Pequenos gestos fazem toda a diferença, e não existem barreiras ou limitações para ser solidário.

Team competing in tug of war Free Photo

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos