Pilates

Existe uma procura constante pelas melhores técnicas para exercitar o corpo, e o pilates é sem dúvida uma das melhores. Depois deste artigo perceberá o porquê.

 

O pilates assenta em 6 pilares essenciais para exercitar o corpo, a mente, a respiração, fluidez corporal, concentração, força, controle e precisão. É classificado como uma das melhores práticas para melhorar a condição física e não só.

O pilates tem como principais objetivos, melhorar a postura, aliviar o stress, fortalecer a musculatura, promover a mobilização das articulações, melhorar o equilíbrio e a respiração.

O conjunto de exercícios propostos por Joseph Pilates, criador do método, provocaram na década de 90 uma revolução na prática de exercício físico. Os exercícios visam principalmente o centro do corpo, auxiliam no equilíbrio e estabilizam a coluna vertebral.

O pilates inicia-se por norma, com o alinhamento da coluna e contração do perímetro abdominal. Esta é a postura mantida ao longo de toda a prática. De seguida, o objetivo é bloquear os pensamentos associados ao stress do dia-a-dia e concentrar-se apenas nos movimentos do corpo. Os movimentos são fluidos, controlados e lentos, e a principal preocupação é a respiração correta e a contração abdominal.

O pilates pode ser praticado por pessoas de todas as idades, por atletas, crianças ou grávidas. No entanto é necessário ter em conta que as aulas de pilates devem ser dadas por profissionais qualificados e cada pessoa tem as suas limitações e necessidades.

O método pode ser adaptado a diferentes indivíduos, condição física ou idade pois contém um repertório de quase 600 exercícios.

Pode ser utilizado como complemento de outras práticas físicas individualmente, com ou sem equipamentos. Por tudo isto e muito mais, o pilates já conquistou milhares de adeptos pelo mundo fora.

Por ser uma prática abrangente a vários níveis, já conquistou o seu lugar como um dos melhores métodos de prática física e terapêutica.

 "Devemos escolher com sabedoria o nosso padrão de vida na era moderna, que inclui constantes lutas selvagens, como empurrões, aglomerações e pressa para tudo. Esse ritmo acelerado é claramente refletido em nossas funções diárias, como a maneira de se posicionar, ficar em pé, andar, sentar, comer e até mesmo falar, que resulta em uma situação crônica no limite da manhã à noite. Muitas vezes acabamos nos privando de nosso sono tão necessário". Joseph Pilates

Já experimentou o método do pilates? Partilhe a sua experiência connosco.

 

Resultado de imagem para Pilates

Caso ainda não tenha tido o prazer de praticar pilates desafiamo-lo(a) a fazê-lo.

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos