Como tratar a Retenção de Líquidos
Já deve ter passado por um daqueles dias que parecem não ter fim, em que se sente pesada/o, pernas cansadas e inchadas. Uma sensação de desconforto e fadiga em simultâneo. Por norma, as mulheres nos dias que antecedem o período menstrual, e mesmo durante este, podem ter este tipo de manifestações. No entanto, existem muitas outras razões que podem despoletar retenção de líquidos e consequentemente inchaço e sensação de cansaço e peso nos membros.
Este tipo de manifestações pode ter origem em dias de maior calor, viagens de avião, muitas horas em pé ou sentada/o ou até mesmo por falta de ingestão de líquidos. Por estas e outras razões o sistema linfático fica afectado, despromovendo a eliminação de líquidos, que resulta numa acumulação destes no organismo, ocasionando primeiramente o inchaço e de seguida dores e peso associado.
O drena It foi criado exactamente com o propósito de prevenir e aliviar estas manifestações tão desconfortáveis.
No entanto, existem outros cuidados que podem ajudar no alívio destes sintomas, e é destes cuidados que vamos falar hoje.
Eis algumas dicas que deve ter em conta:
Ingestão de líquidos
A ingestão de líquidos ao longo do dia, na quantidade certa, é extremamente importante. Já falámos deste tema no nosso blog (Água). A escassa ingestão de água resulta num metabolismo mais lento, isto provoca um mau funcionamento de todo o organismo e principalmente do sistema linfático. No entanto, se ingere quantidades grandes de água mas não elimina na proporção certa, e continua inchada, não deve ultrapassar a quantidade diária recomendada (1,5L).
Tenha em conta a quantidade de água ingerida e verifique se a elimina adequadamente.
Duches Frios
Um truque simples que pode fazer em casa, para aliviar a sensação de peso e cansaço nos membros, é usar o duche frio.
Ao final do dia durante o duche pode realizar uma espécie de tratamento de jactos frios, mas claro utilizando o seu duche. O ideal é alternar entre o duche frio e o quente, e a ultima passagem ser com água fria. Esta alternância entre temperaturas estimula a corrente sanguínea e linfática, aliviando automaticamente a sensação de peso ou dores associadas ao inchaço. Passe o chuveiro por toda a extensão em movimentos ascendentes, de baixo para cima, alternado a temperatura.
Elevação dos membros
A sensação de cansaço e peso, tal como o inchaço, é mais frequente ao final do dia. Elevar as pernas para aliviar estas manifestações é eficaz.
Coloque uma almofada, ou outro objecto, para que as suas pernas fiquem mais elevadas que o resto do seu corpo.
Pode fazê-lo enquanto assiste televisão ou lê um livro. Esta simples acção promove a circulação de retorno atenuando o cansaço e dores associadas ao inchaço.
Meias de descanso
As meias de descanso podem ser grandes aliadas, principalmente para quem está muitas horas de pé e que tendencialmente está mais propício a sentir dores nos membros inferiores. As meias de descanso têm vários graus de compressão e tamanhos. O grau de compressão diz respeito à pressão que a meia executa, quanto maior mais compressão exerce.
Os especialistas recomendam este tipo de meias até ao joelho, embora existam outros modelos.
As meias de compressão impulsionam a circulação de retorno e previnem o inchaço proveniente da retenção de líquidos. Mas sobretudo aliviam a sensação de cansaço e peso durante as horas de trabalho.
Fazer pequenas pausas
Se trabalha muitas horas sentada/o a tendência é acumular mais líquidos na zona do joelho. Isto acontece porque o sistema circulatório e linfático têm dificuldade em realizar a circulação de retorno.
Para evitar este problema deve realizar pequenas pausas e levantar-se um pouco.
Caminhe até ao WC, até ao refeitório, pelo seu escritório, seja para onde for, caminhe de forma a contrariar a estagnação circulatória e linfática. Se o seu caso for o oposto e está muitas horas de pé realize também pequenas pausas, mas neste caso o ideal é sentar-se e repousar os membros.
Actividade física
Caminhe, corra, dance, ande de bicicleta, nade, jogue, seja o que for, exercite-se.
É importante que estimule todas as funções do seu organismo e a actividade física promove esta estimulação. Qualquer actividade que envolva algum exercício, previne o aparecimento destas manifestações e aliviam os seus sintomas. Procure a sua actividade física, a que a/o faz feliz e exercite-se.