Os erros mais comuns na limpeza da pele

 

Todas as mulheres pelo menos uma vez por dia têm o seu ritual de beleza, neste caso a limpeza facial, mas nem sempre o fazem da maneira mais correta, a maioria comete os erros que vamos listar neste artigo.

1. Uso excessivo das toalhitas desmaquilhantes

Com o cansaço e a pressa para descansar, a solução mais rápida para retirar a maquilhagem são as toalhitas, pois são fáceis e práticas, porém os agressores químicos, que fazem parte da maioria das ofertas, e a fricção originada pela sua utilização repetida podem provocar irritação. Por isso vamos evitar o uso das toalhitas desmaquilhantes e realizar uma rotina saudável para limpar a sua pele. 

 

2. Não lavar as mãos 

Antes de limpar o rosto é importante lavar as mãos. Se não o fizermos, corremos o risco de espalhar as bactérias presentes nas mãos na pele do rosto.

 

3. Usar água muito quente

 

Compreendemos que agora com a chegada do frio que os banhos quentes são o melhor, que dá uma sensação aconchegante e por norma nem queremos sair do banho durante o inverno e duches quentes. Mas, sabia que ao utilizar água exageradamente quente perturba o equilíbrio dos óleos naturais da pele, deixando-a mais seca e vulnerável? E pode induzir a produção exagerada das glândulas sebáceas, responsáveis pelo aparecimento da acne.

A água muito fria também não faz bem à sua pele pois provoca um choque térmico e a longo prazo pode provocar alterações na estrutura da sua pele. Opte por água morna, é o ideal. 

 

4. Utilizar produtos inadequados

É fundamental usar produtos concebidos especificamente para a pele do rosto. É errado utilizar produtos para o corpo no seu rosto, ou até mesmo produtos que são indicados para a pele das mãos, pois são formulados para uma pele mais espessa, têm normalmente perfumes ou ingredientes que podem sensibilizar a pele do rosto e desencadear uma reacção desagradável, que pode ir de borbulhas a alergias.

Muito importante, perca algum tempo a ver as instruções para usar as quantidades certas, para ver a composição e também para que tipo de pele se destina cada produto. Escolha componentes suaves e naturais que nutrem a pele enquanto removem a maquilhagem.  

 

5. Limpar em demasia

Ironicamente, repetir este processo mais vezes do que o recomendado pode aumentar a produção de oleosidade. Ao limpar a pele está a remover parte dos óleos naturais na barreira hidrolipídica, reguladores da hidratação e responsáveis pela proteção. 2 vezes por dia deverá ser o suficiente para manter a sua pele limpa. Mas existe uma regra: não aproveite a hora do banho para o fazer, a temperatura não será a mais adequada e os produtos que terá a mão também não.

 

6. Esfoliar desalmadamente

É muito bom esfoliar a pele e até sabe bem principalmente para quem tem a pele muito oleosa no entanto não deve ser feito diariamente, pois tudo que é em excesso não é bom, pois estamos a retirar

Na maior parte dos casos e para grande parte das peles, a esfoliação da pele deve ser feita uma ou duas vezes por semana, sempre seguida de hidratação. Se o fizermos mais vezes, poderemos estar a retirar a protecção da pele, favorece a produção de mais sebo para compensar a retirada do sebo protector. 

 

7. Não limpar a pele quando não usa maquilhagem

"Hoje não uso maquilhagem, sendo assim hoje não preciso de fazer a rotina diária do rosto."

Está afirmação está completamente errado, a limpeza do rosto deve ser feita todos os dias, a limpeza remove as células mortas e as impurezas que a sua pele acumula ao longo do dia, provenientes da poluição, raios ultravioletas ou mesmo o nosso suor. 

 

8. Esfregar a pele com uma toalha

Esfregar a toalha com toda a força no rosto, depois de o lavar, está errado e pode ser prejudicial, por ser nocivo para a pele. O correto é apenas encostar a toalha no rosto para secá-lo, ou, então, utilizar somente algodão. 

 

  

9. Não hidratar a pele

Limpar sem hidratar é prejudicial à sua pele, para além de lhe provocar o seu envelhecimento precoce. E todas as peles necessitam de hidratação, mesmo as mais oleosas.

As linhas e rugas de expressão tendem a aparecer em peles secas, por isso hidrate sempre o seu rosto depois da rotina de limpeza.

Cuide do seu rosto, Cuide de si !

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos