O Ano Novo Chinês

O calendário chinês é lunissolar, leva em consideração as fases da lua como a posição do sol, pelo que o primeiro dia do ano começa geralmente entre o dia 21 de Janeiro a 20 de Fevereiro. Por regra, inicia-se com a segunda lua nova depois do solstício de Inverno, sendo conhecido como festival da Primavera. Para os chineses a Primavera representa o começo, a criação, o nascimento e o crescimento, o que coincide com a representação do ano novo.

A religião praticada pela maioria dos chineses é a Budista. Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze teriam se apresentado e, em agradecimento, Buda transformou-os em signos da astrologia chinesa. O ano 2020 corresponde ao ano do rato.

People in traditional ceramony in songkran festival Free Photo

Na véspera de ano novo os chineses tem algumas tradições como limpar a casa, cortar o cabelo, pagar todas as dívidas, presentear os deuses, organizam a empresa e o comércio.

Nas festividades do novo ano a cor vermelha é bastante solicitada. Por ser Yang e vibrante é predominante durante as comemorações. Simboliza transformação, movimento e vida. O amarelo, roxo e dourado também são cores auspiciosas, segundo os chineses atraem riqueza e prosperidade.

As festividades duram 15 dias, as pessoas acendem lanternas vermelhas e penduram-nas nas portas de casa, é lançado fogo de artifício para espantar os maus espíritos, o azar e as más energias.

À mesa os chineses também tem algumas superstições, na última noite do ano são preparados pratos especiais para trazerem sorte, felicidade e riqueza. O peixe representa o dinheiro, o arroz moti a prosperidade e o talharím a longevidade. Tudo é servido em pratos vermelhos.

As resoluções de ano novo são escritas com tinta preta em tiras de papel vermelho e são penduradas na porta de entrada. Para os chineses o preto representa a água e a sabedoria, o vermelho o fogo e o sucesso.

Tradicionalmente os envelopes vermelhos são dados durante a celebração e geralmente contém dinheiro. De acordo com a tradição, a quantia deverá ser sempre em números pares. Normalmente, a oferta é dada às crianças pelos adultos para mantê-las saudáveis e possibilitar uma vida longa.

 O Ano do Rato

Aqui no Ocidente o rato é visto como um portador de doenças, mas no oriente é visto de forma muito diferente. Para os chineses este animal é visto como inteligente, perspicaz e generoso.

Em 2020 o regente, segundo o calendário chinês, é o rato metal, que deve motivar a empreender, facilitar pequenos negócios, investimentos, aplicações e aquisições. Promete um período de descobertas, agitação, busca por conhecimento, uso da inteligência e estratégia. Abertura de novos caminhos e soluções práticas.     

Resultado de imagem para feliz ano novochines 2020

Este ano as celebrações do ano novo chinês serão comemoradas no fim-de-semana de 18 e 19 de Janeiro, na Alameda, perto da Fonte Luminosa. Será das 10h às 17h, terá uma feira tradicional do Ano Novo Chinês aberta ao público para partilhar diversas manifestações culturais da China: desde artesanato tradicional a objectos decorativos do ano novo, passando ainda pela gastronomia chinesa. Haverá lugar para espectáculos de dança folclórica, um vindo de uma província chinesa e outro feito por um grupo estudantil de Macau – região administrativa com ligações históricas a Portugal.

 

Já sabe o que fazer este fim de semana? 

Feliz Ano Novo 

Xīn Nián Hǎo (新 年 好)

Deixe um comentário

Tenha em atenção que os comentários precisam de ser aprovados antes de serem exibidos