Receitas Portuguesas
Ontem celebramos o Dai de Portugal, este é o mês de festejar Portugal, sendo assim nada melhor que umas receitas típicas do nosso querido país, e hoje sem medos, vamos usar para o dia do Lixo.
Receita de Tarte de Amêndoa Algarvia
Ingredientes
Massa para a Base
- 150 gr de Farinha Integral
- 100 gr de Açúcar
- 100 gr de Manteiga
- 1 Ovo
- 1 Colher de chá Fermento
- 3 Colheres de sopa de Leite
Recheio de Amêndoas
- 150 gr de Amêndoa – (Em lâminas ou palitos)
- 100 gr de Açúcar
- 125 gr de Manteiga
- 3 Colheres de sopa de Leite
- Flor de Sal q.b
Instruções
- Começe por fazer a base, mistura o açúcar, o ovo e manteiga amolecida.
- Depois da mistura estar homogénea, acrescente o leite e a farinha com o fermento e envolva bem sem bater.
- Por fim unte uma base para tartes com um pouco de manteiga e polvilhe com farinha, deite a massa lá dentro e espalme para ficar na forma desejada, leve ao um forno pré-aquecido a 180º uns 15minutos para assentar e ficar meio cozida, retire do forno e coloque de parte.
- Agora para o recheio, num pequeno tacho junte todos os ingredientes do recheio, a amêndoa, o açúcar, a manteiga, o leite e uma pitada de flor de sal, misture e leve ao lume por uns minutos até levantar fervura, no total uns 5 ou 6 minutos, só para misturar bem os ingredientes.
- Deite toda a mistura por cima da base e volte a levar ao forno a 180C até ficar bem caramelizado em cima, o que deve ser por volta de uns 15 minutos, e está pronto a servir.
Broa de Milho
Receita de Broa de Milho
Ingredientes
- 1 kg de Farinha de Milho
- 300gr de Farinha
- 17gr de Fermento de Padeiro
- 1,25 litros (+/-) Água
- Flor de Sal – q.b.
Instruções
- Dissolva o fermento de padeiro em um pouco de água morna.
- Depois de este estar bem dissolvido, misture as duas farinhas com um pouco de flor de sal (eu diria +/- 1 a 2 colheres de sopa), e amasse bem, adicionando aos poucos a água morna, normalmente os movimentos são de puxar as bordas e amassar para dentro, quando a massa começar a soltar das paredes (não necessariamente dos dedos) não adicione mais água, até criar uma bola de massa suave, use farinha de trigo se precisar de uma ajuda.
- Agora cubra a massa com um pano num lugar morno e deixe a levedar pelo menos 1 a 2 horas, quando a massa começar a quebrar a superfície a mostrar rachas é um sinal que está boa para cozinhar.
- Com esta quantidade de massa dá para fazer duas broas, divida ao meio crie duas bolas, faça isto numa bancada bem enfarinhada.
- Depois coloque estas num tabuleiro de levar a forno polvilhada também com bastante farinha, para um forno pré-aquecido quente a uns 250ºC por uns 30 a 40 minutos (se fizer broazinhas pequenas, claro cozem muito mais rápido).
- Tire quando tiverem bem douradas e polvilhe com mais farinha por cima.